Consulta processual TJ-RS

Consulta processual TJ-RS: Tudo que você precisa saber!

Dificuldade em realizar a sua consulta processual no TJ-RS? Nesse post vamos te mostrar como consultar o processo de maneira simples. Confira!

Fazer a TJ RS consulta processual se tornou  um processo prático, que pode ser feito no portal eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. este é um avanço da tecnologia para facilitar as consultas processuais.

Desta forma, é possível consultar o processo pelo nome ou usando o número do mesmo. São diversas categorias de processos que podem ser consultados no sistema, como os precatórios, por exemplo. 

Este é um procedimento administrativo  quando ocorre o  pagamento da dívida pública decorrente de sentença judicial, de um processo finalizado. 

A expedição dos precatórios acontece depois de todos os recursos cabíveis ao processo estarem esgotados, sem alternativa para um novo. 

Além deste, outros processos também podem ser consultados, como:

  • Serviços Processuais
  • Custas e Despesas.
  • Serviços Extrajudiciais.
  • RPV.
  • Execuções Criminais.
  • Consultas Administrativas.

Portanto, é possível consultar o status do processo pela internet usando os números da ação movimentada ou pelo CPF/CNPJ da parte envolvida. 

Mas não sabe como fazer a consulta processual TJ RS, continue acompanhando este texto, que explica com mais detalhes. Então, aproveite a leitura!

Consulta processual TJ RS: o que é?

A consulta processual TJ RS é um serviço onde o cidadão pode consultar informações sobre os processos do tribunal, incluindo a tramitação e situação. 

Consultar um TJ RS é um processo válido para diversos tipos de processo, incluindo a pesquisa de processos de beneficiário de precatório, que pode ser feita por quem tem esse direito. 

Desta forma, no TJ RS, ela pode ser feita pelas entidades ou devedores, usando o número do precatório ou do processo administrativo. 

E uma informação importante é que  devido a uma determinação da Resolução n° 303/2019 do CNJ, informações como o valor integral do precatório são disponibilizadas no sistema. Já valores individualizados deverão ser obtidos junto ao setor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 

A medida da resolução, de acordo com o tribunal, é uma forma de resguardar a identidade do credor, procedendo assim na retirada do nome dele das informações nos processos de precatórios. 

Em outro tipo de TJRS processo eletrônico pode ser feito com o número de protocolo, pelo número da OAB ou por nome da parte envolvida. 

Além disso, a consulta processual de precatórios pode ser feita pelo público em geral ou advogados. Contudo, há restrições em casos de processos que correm em segredo de justiça. 

Outro ponto importante a ressaltar é que o portal do Processo Eletrônico do TJ-RS permite fazer uma consulta unificada de todos os processos do usuário. Não importa qual o local de sua tramitação. 

Veja mais detalhes desta consulta processual TJ RS no tópico a seguir. 

Como fazer a consulta processual TJ RS 

No Portal do Processo Eletrônico é feita a consulta processual TJ RS e de forma unificada. Ou seja, pode-se localizar todos os processos do usuário, independente de local de tramitação.

Um advogado pode localizar a lista dos processos no menu Meus Processos, na opção Lista Geral.

Estas informações são obtidas dos bancos de dados do sistema judiciário e que são periodicamente atualizadas.

Os processos seguem uma ordem de apresentação de acordo com as movimentações mais recentes como prioridade. 

Mas o usuário também pode alterar essa ordem, ao clicar no título da coluna que se pretende como critério de ordenação.

Está disponível ainda a exportação das listas, também por página, para diversos formatos, conforme indicado acima.

Pesquisando os processos

Para pesquisar os processos, o advogado pode fazer os seguintes passos: 

  • Na página de consultas, vá em “Clique aqui para pesquisa avançada” ou na opção “Pesquisa Avançada”;
  • um espaço na tela será aberto; 
  • nele pode pesquisar através de um dos critérios: número de processo, estado do processo, local de tramitação e somente eletrônicos.;

Pronto. Nesta plataforma o advogado pode consultar qualquer processo. Mas se desejar, também pode requerer petição, inclusive em processos nos quais ainda não é procurador, 

Esse pedido pode ser feito mesmo em casos de processos que tramitam em segredo de Justiça, mas o acesso às informações será limitado.

Assim, ao selecionar qualquer processo, o usuário verifica mais detalhes e condições dos mesmos.

Como o peticionamento, autos eletrônicos e o andamento processual no site do Tribunal de Justiça, além da possibilidade de fazer a impressão da tela. De modo rápido e prático. 

Botões de consulta

O sistema apresenta alguns botões que facilitam a consulta processual TJ RS, ao identificar a situação dos processos. 

Os botões são os seguintes: 

  • Ver Autos: ele está disponível para processos tramitando eletronicamente. O botão fica visível quando o usuário tem acesso ao processo;
  • Andamento: este botão dá acesso ao andamento processual disponível no site da internet. Mas ele abre diretamente no processo selecionado;
  • Botão Peticionar: por meio deste botão o usuário pode solicitar a petição no processo selecionado.

Na tela também é possível observar a  data da última atualização dos dados do processo no Portal. Mas é importante informar que ela não ocorre em tempo real;

Também é possível ver a lista de petições enviadas pelo usuário para o processo selecionado.

Os processos de primeira instância com audiências gravadas, são disponibilizados a partir dos detalhes do processo, no botão Ver Audiências. 

Ao clicar nele, uma janela irá se abrir para apresentar as audiências gravadas. Para acompanhá-las, é preciso ter o plugin do Windows Media Player instalado em seu navegador.

Conclusão

Neste artigo, você viu mais detalhes sobre a consulta processual TJ RS e como realizá-la no sistema eletrônico para localizar processos, incluindo os precatórios e outros processos da Justiça. 

Na nossa página apresentamos todas as dicas para que você acompanhe essas informações em suas consultas pela internet. Então não deixe de ler as nossas atualizações! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *