Consulta processual TJ-RS

Consulta processual TJ-RS: Tudo que você precisa saber!

Dificuldade em realizar a sua consulta processual no TJ-RS? Nesse post vamos te mostrar como consultar o processo de maneira simples. Confira!

Fazer a TJ RS consulta processual se tornou  um processo prático, que pode ser feito no portal eletrônico do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. este é um avanço da tecnologia para facilitar as consultas processuais.

Desta forma, é possível consultar o processo pelo nome ou usando o número do mesmo. São diversas categorias de processos que podem ser consultados no sistema, como os precatórios, por exemplo. 

Este é um procedimento administrativo  quando ocorre o  pagamento da dívida pública decorrente de sentença judicial, de um processo finalizado. 

A expedição dos precatórios acontece depois de todos os recursos cabíveis ao processo estarem esgotados, sem alternativa para um novo. 

Além deste, outros processos também podem ser consultados, como:

  • Serviços Processuais
  • Custas e Despesas.
  • Serviços Extrajudiciais.
  • RPV.
  • Execuções Criminais.
  • Consultas Administrativas.

Portanto, é possível consultar o status do processo pela internet usando os números da ação movimentada ou pelo CPF/CNPJ da parte envolvida. 

Mas não sabe como fazer a consulta processual TJ RS, continue acompanhando este texto, que explica com mais detalhes. Então, aproveite a leitura!

Consulta processual TJ RS: o que é?

A consulta processual TJ RS é um serviço onde o cidadão pode consultar informações sobre os processos do tribunal, incluindo a tramitação e situação. 

Consultar um TJ RS é um processo válido para diversos tipos de processo, incluindo a pesquisa de processos de beneficiário de precatório, que pode ser feita por quem tem esse direito. 

Desta forma, no TJ RS, ela pode ser feita pelas entidades ou devedores, usando o número do precatório ou do processo administrativo. 

E uma informação importante é que  devido a uma determinação da Resolução n° 303/2019 do CNJ, informações como o valor integral do precatório são disponibilizadas no sistema. Já valores individualizados deverão ser obtidos junto ao setor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 

A medida da resolução, de acordo com o tribunal, é uma forma de resguardar a identidade do credor, procedendo assim na retirada do nome dele das informações nos processos de precatórios. 

Em outro tipo de TJRS processo eletrônico pode ser feito com o número de protocolo, pelo número da OAB ou por nome da parte envolvida. 

Além disso, a consulta processual de precatórios pode ser feita pelo público em geral ou advogados. Contudo, há restrições em casos de processos que correm em segredo de justiça. 

Outro ponto importante a ressaltar é que o portal do Processo Eletrônico do TJ-RS permite fazer uma consulta unificada de todos os processos do usuário. Não importa qual o local de sua tramitação. 

Veja mais detalhes desta consulta processual TJ RS no tópico a seguir. 

Como fazer a consulta processual TJ RS 

No Portal do Processo Eletrônico é feita a consulta processual TJ RS e de forma unificada. Ou seja, pode-se localizar todos os processos do usuário, independente de local de tramitação.

Um advogado pode localizar a lista dos processos no menu Meus Processos, na opção Lista Geral.

Estas informações são obtidas dos bancos de dados do sistema judiciário e que são periodicamente atualizadas.

Os processos seguem uma ordem de apresentação de acordo com as movimentações mais recentes como prioridade. 

Mas o usuário também pode alterar essa ordem, ao clicar no título da coluna que se pretende como critério de ordenação.

Está disponível ainda a exportação das listas, também por página, para diversos formatos, conforme indicado acima.

Pesquisando os processos

Para pesquisar os processos, o advogado pode fazer os seguintes passos: 

  • Na página de consultas, vá em “Clique aqui para pesquisa avançada” ou na opção “Pesquisa Avançada”;
  • um espaço na tela será aberto; 
  • nele pode pesquisar através de um dos critérios: número de processo, estado do processo, local de tramitação e somente eletrônicos.;

Pronto. Nesta plataforma o advogado pode consultar qualquer processo. Mas se desejar, também pode requerer petição, inclusive em processos nos quais ainda não é procurador, 

Esse pedido pode ser feito mesmo em casos de processos que tramitam em segredo de Justiça, mas o acesso às informações será limitado.

Assim, ao selecionar qualquer processo, o usuário verifica mais detalhes e condições dos mesmos.

Como o peticionamento, autos eletrônicos e o andamento processual no site do Tribunal de Justiça, além da possibilidade de fazer a impressão da tela. De modo rápido e prático. 

Botões de consulta

O sistema apresenta alguns botões que facilitam a consulta processual TJ RS, ao identificar a situação dos processos. 

Os botões são os seguintes: 

  • Ver Autos: ele está disponível para processos tramitando eletronicamente. O botão fica visível quando o usuário tem acesso ao processo;
  • Andamento: este botão dá acesso ao andamento processual disponível no site da internet. Mas ele abre diretamente no processo selecionado;
  • Botão Peticionar: por meio deste botão o usuário pode solicitar a petição no processo selecionado.

Na tela também é possível observar a  data da última atualização dos dados do processo no Portal. Mas é importante informar que ela não ocorre em tempo real;

Também é possível ver a lista de petições enviadas pelo usuário para o processo selecionado.

Os processos de primeira instância com audiências gravadas, são disponibilizados a partir dos detalhes do processo, no botão Ver Audiências. 

Ao clicar nele, uma janela irá se abrir para apresentar as audiências gravadas. Para acompanhá-las, é preciso ter o plugin do Windows Media Player instalado em seu navegador.

Conclusão

Neste artigo, você viu mais detalhes sobre a consulta processual TJ RS e como realizá-la no sistema eletrônico para localizar processos, incluindo os precatórios e outros processos da Justiça. 

Na nossa página apresentamos todas as dicas para que você acompanhe essas informações em suas consultas pela internet. Então não deixe de ler as nossas atualizações!