Quais são as áreas de atuação do direito digital

Quais são as áreas de atuação do direito digital?

Na época da internet onde se estendeu por todo o mundo existem muitas políticas de privacidade para que assim possa preservar os direitos que uma pessoa tem de ter seu sistema digital.

Embora há um bom tempo atrás o ramo de Direito já tinha muitas áreas para atuar, quer seja criminal, civil ou várias outras, hoje o campo se estendeu mais ainda com a era digital.

O advogado dessa área deve ser uma pessoa dinâmica e sempre disposta a aprender as novidades que surgem e como lidar com cada situação que envolve direitos.

Então veremos nesse artigo um pouco mais sobre o assunto. E você pode decidir por fazer cursos online na área, ou não.

O que é direito digital?

O direito digital tem a sua importância no fato de lidar com direitos de pessoas, empresas, serviços e tudo por trás das telas, dessa forma todas as questões do ambiente virtual são regidas para que ninguém possa sair no prejuízo por alguma violação.

Então você percebeu que a internet não é uma terra de ninguém onde cada um faz o que passa na cabeça e pronto, nada vai acontecer, porém isso é um grande engano e pode dar muitos processos dependendo de como as coisas se desenrolarem.

As normas que regem as leis digitais não são tão extensas como outras por aí, porém a cada ano novas leis são colocadas no legislativo, assim ajuda no controle estabelecendo estatutos e normas.

Devido ao grande crescimento do ambiente virtual, com muitas empresas trabalhando e pessoas sendo expostas, a área de direito civil na internet está aumentando. Veja só a seguir.

Por que essa área vem crescendo?

O crescimento dessa área tem muito haver como muitos a utilizam de forma errada e consequentemente prejudicando várias pessoas. Porque enquanto muitos buscam fazer as coisas honestamente, outros nem tanto.

Sendo assim, acontece que bandidos entram nas redes e criam situações onde podem roubar algum dado sigiloso de uma pessoa e roubar o dinheiro dela, com certeza você já deve ter visto falar em pessoas que passaram por essa situação.

Então acontece que muitos sites maliciosos estão por aí. Além disso quantos hackers estão por aí para entrar em bancos e roubar os clientes tirando centavos de cada um sem ser notado de início

Dessa forma todo tipo de violação digital entra na lei de crimes cibernéticos.

Assim a lei determina a proteção de todos que têm acesso, determinado a prestação de contas de tudo, tanto na área civil como na virtual.

Ramos de atuação

Primeiramente é importante dizer que qualquer área pode estar diretamente envolvida pelo direito digital. Do mesmo jeito que um crime que afeta a honra pode ser feito de maneira presencial e pessoal, também pode ser feito na internet, por exemplo.

Mas algumas das áreas mais comuns são estas:

1 – Criminal

Muitos crimes são cometidos na internet, e não necessariamente envolvem coerção ou ameaça física (embora possam acontecer). A área criminal normalmente irá ser englobada para ataques de hackers que possam causar fraudes ou prejuízos.

Nem todos os protocolos de segurança da informação são perfeitos, e por isso é importante que você saiba defender clientes que foram lesados.

Algumas vezes o dano é relativamente pequeno, entretanto algumas empresas grandes podem acabar com problemas realmente maiores.

2 – Contratos

Vários produtos e serviços são oferecidos diretamente pela internet. Entretanto, isso não exclui o fato de que você terá a necessidade de criar contratos que sejam válidos e sérios.

Isto é um dos pontos mais importantes para empresas que começaram e precisam de segurança para não tomar grandes prejuízos. Mas também é comum encontrar necessidades em empresas que sejam ainda maiores.

3 – Compliance e consultoria

Estas são áreas que possuem grande demanda, principalmente quando falamos de algumas leis novas, como por exemplo a LGPD. Saber o que pode ser um problema para seu cliente, principalmente quando ele tem um grande investimento a ser feito online, é uma das formas de se conseguir atuar.

Assim, você acaba realmente lidando com algumas situações, como por exemplo analisar um conteúdo antes de entrar no ar e não ter problemas com direito autoral, plágio ou mesmo crime contra a honra.

Por outro lado, também pode ser interessante deixar o seu cliente avisado sobre o que será feito com os dados que ele apresentar. Isto garante uma defesa caso algum problema possa acontecer com eles.

4 – LGPD

Este é um dos casos mais comuns, já que a tratativa de dados realmente traz alguns riscos para os clientes. Assim, o especialista nesta área consegue fazer com que você tenha uma maior segurança para manipular do melhor jeito possível.

Entretanto, é justo lembrar que o setor de TI da empresa ainda precisa se preocupar com fatores de segurança, como por exemplo a autenticação e integridade.

A nova lei já está em vigor, e traz alguns desafios que podem ser considerados um curso à parte. Isto faz com que você realmente tenha uma segurança maior para defender a sua empresa e clientes.

Conclusão

Entenda, praticamente qualquer advogado moderno pode esbarrar em alguma área de atuação diretamente relacionada ao direito digital. Mas realmente uma das melhores maneiras de estar preparado é fazendo um curso online com certificado.

Isto acontece pelo fato de que esta é uma preparação que cobra muito tempo do profissional, principalmente para quem já tem uma rotina complicada. Isto sem contar o fato de que muitos dos cursos que normalmente são de pós-graduação, acabam também por serem muito caros.

Uma especialização online, mesmo que seja um curso profissionalizante ou livre, é uma maneira de fazer tudo em um tempo menor, conseguir a mesma quantidade de conteúdo, ou mais, e ao mesmo tempo ter capacidade de fazer com que você alcance ainda melhores patamares.

No longo prazo é também um meio de se conseguir valores melhores. Assim, você terá uma quantidade livre para investir em outras coisas.

No mais é isso, espero que estas orientações tenham sido úteis.

Qualquer outra dúvida sobre o assunto estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *