Ticker

6/recent/ticker-posts

Ad Code

Responsive Advertisement

O que os advogados fazem?

 Aqui você verá a função de um advogado e quais as áreas atuantes dessa profissão.


O que os advogados fazem

Derivado do latim ad-vocatus, o qual significa, basicamente, aquele que é chamado em defesa, um advogado é uma figura representante de alguém, ou seja, quando um indivíduo ou uma instituição precisa de suporte jurídico para consultar leis e obter informações necessárias para determinadas ações, que irão executar, e há o desejo de se evitar possíveis conflitos judiciais futuros, quando existe uma acusação contra o indivíduo ou contra a certa empresa e é preciso de uma defesa pautada na legalidade, ou quando há um sentimento de que houve uma situação prejudicial, a qual lesou, de alguma forma, uma pessoa ou uma companhia e há o desejo de fazer uma acusação a alguém, é necessário a contribuição de um advogado.

O advogado é aquele que cursou Direito (uma ciência em que se é estudada as leis, as regras e as normas juntamente com a aplicação delas em situações do cotidiano, zelando sempre pela justiça e pela ética) e que foi aprovado na prova do OAB, isto é, Ordem dos Advogados do Brasil.

Tudo começa com uma entrevista do cliente, em que será explicado toda a situação e, logo depois, coletando as informações necessárias, o advogado começará a tomar as medidas cabíveis para a resolução daquele caso específico.

Em suma, o que o advogado faz é defender os interesses do seu cliente com embasamento nas leis vigentes no país.

Existem várias áreas em que um advogado poder exercer sua atividade, podendo fazer uma especialização em cada uma delas. Logo a seguir, você verá quais são essas áreas e qual é a característica de cada uma. Continue a leitura do texto para conferir!
 

Quais são as áreas da advocacia?


Basicamente, as áreas são divididas em sete e, quando é procurado um escritório de advocacia, será identificado em qual caso o cliente se encaixa. Essas áreas são:
 

Direito trabalhista


Pode ser atuante tanto para uma empresa quanto para o seu empregado. O advogado que atuar nessa área trabalha em prol da defesa quando há uma quebra da lei e uma das partes se sente afetada. Um exemplo disso é quando um empregado deseja processar uma companhia devido ao não pagamento de seu salário.
 

Direito civil


Atua em diversas situações, defendendo os direitos civis de seus clientes. Pode atuar em questões como:

  • Divórcio, separação de bens, guarda dos filhos, pensão alimentícia;
  • Adoção e tutela;
  • Testamentos e inventários;
  • Indenizações;
  • Contratos de compra e venda, aluguel;
  • Danos morais;
  • Recuperação de crédito;
  • Negociações de precatórios;
  • Renegociação de contratos;
  • Entre outros.
 

Direito penal


Nessa área, atua o advogado criminalista, o qual vai defender uma vítima de um crime ou defender aquele que é acusado de cometer um determinado crime, assegurando que a lei seja cumprida na medida certa.
 

Direito tributário


O profissional atua em situações relacionadas ao pagamento de impostos e tributos. Desse modo, precisa conhecer, profundamente, todos os impostos, taxas e contribuições preconizados governamentalmente e, com essas informações, poderá orientar e defender com propriedade as causas de seus clientes.
 

Direito empresarial


O advogado empresarial tem o papel de garantir o funcionamento da empresa no que se refere à toda segurança jurídica, isto é, assegurar a legalidade no planejamento e na efetivação dos negócios. Ele é responsável pela elaboração e pela análise e contratos sociais conforme as necessidades empresariais.
 

Direito eleitoral


Nessa área é estudada as leis relacionadas aos sistemas eleitorais, objetivando a garantia e legitimidade dos resultados das urnas.
 

Direito ambiental


O advogado deve dominar, nessa área, toda a legislação ambiental. Dessa forma, ele pode prestar consultoria jurídica na área ambiental, acompanhar processos administrativos envolvendo licença ambiental ou infrações ambientais, entre outros. Em síntese, esse profissional trabalha com ações preventivas e atua em casos consensuais ou em casos litigiosos que envolvem o meio ambiente.
 

Conclusão


A função do advogado é prestar ajuda acerca das leis, normas e regras vigentes em determinado local, podendo atuar informando, prevenindo, defendendo ou acusando. Isso varia de acordo com cada caso e as necessidades específicas de cada cliente.

Postar um comentário

0 Comentários